quarta-feira, 11 de junho de 2014

Museu do Tropeiro apresenta pesquisa arqueológica realizada em Castro


As historiadoras do Museu do Tropeiro, Amélia Podolan Flügel e Milena Santos Mayer, estiveram nesta terça-feira, 10 de junho, realizando palestra na Colônia Castrolanda, a convite da União Cristã Feminina.
O tema apresentado foi "O Passado Através dos Vestígios Arqueológicos em Castro", resultado do trabalho de prospecção arqueológica desenvolvido no município pela EPPC - Estudos e Projetos em Patrimônio Cultural, no ano de 2013. Esta palestra foi um desdobramento das atividades da 12ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo IBRAM.
Participaram da palestra aproximadamente trinta mulheres que ouviram detalhes sobre a recente descoberta de vestígios das populações indígenas que viveram na região entre 500 e 1000 anos atrás.








terça-feira, 3 de junho de 2014

EXPOSIÇÃO CASA DE SINHARA EM NOVO ENDEREÇO

A Casa de Sinhara, exposição do Museu do Tropeiro dedicada à mulher da época do Tropeirismo, foi transferida para o espaço cultural Casa da Praça, situado à Praça Sant'Ana, nº 10, em frente à igreja matriz.
A visitação está aberta ao público de 2ª a 6ª feira das 8:00 às 17:00 horas.

HISTÓRICO:


O Museu do Tropeiro inaugurou sua exposição "Casa de Sinhara" em 20 de janeiro de 2004, para evidenciar a perspectiva familiar do Tropeirismo. Com ênfase no universo feminino, esta exposição possui ambientes com objetos, móveis e utensílios que retratam a moradia castrense no séc. XIX e início do XX , transmitindo ao visitante uma idéia dos costumes e usos da época.