Aconteceu no sábado dia 17 na Casa de Sinhara, a abertura da 5ª Primavera dos Museus, atividade nacional organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e promovida pelo Museu do Tropeiro com o apoio da Associação de Amigos do Museu do Tropeiro.
Com o tema "Mulheres, Museus e Memórias", a edição deste ano abre espaço para a indagação sobre como o gênero, a mulher e o feminino estão sendo pensados na contemporaneidade. Assim, nesta edição, as atividades referentes à Primavera dos Museus estão sendo desenvolvidas na Casa de Sinhara, que já é um espaço cultural que homenageia a mulher.
A abertura das atividades contou com exposição de trabalhos que contam um pouco da vida de mulheres castrenses que foram influentes em diversos setores; reunião da Associação de Amigos do Museu do Tropeiro; café e apresentação musical das musicistas castrenses Lúcia Menarin (cítara), Úrsula Walzberg (violão) e Maria Antônia Leite de Carvalho (acordeon). "As mulheres impressionaram o público com um repertório de qualidade", aponta a diretora do Museu, Léa Maria Cardoso Villela.
Coordenada pelo Ibram e realizada pelas instituições museológicas brasileiras, a Primavera dos Museus acontece anualmente no início da Primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário