terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Projeto Tropeiro Brasil

 O Museu do Tropeiro de Castro esteve representado na pessoa de sua Diretora Léa Maria Cardoso Villela, no evento que marcou o início do Projeto que apresentou os objetivos e as principais ações do Projeto Tropeiro Brasil, no dia 20 de novembro de 2010 na Pousada Parque São Luiz do Purunã.
Este evento é a primeira etapa das atividades culturais e de pesquisas que serão realizadas entre o Brasil e a Espanha sobre o Ciclo do Tropeirismo na História do Brasil, visando entre outras ações, perspectivas de crescimento sócio-econômico e cultural de nossa população e a busca pela Declaratória do Homem Tropeiro Brasileiro como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Na mesma ocasião a Diretora do Museu do Tropeiro de Castro recebeu o Troféu Tropeiro Purunã – in memorian da professora Judith Carneiro de Mello – que homenageou as personalidades que contribuíram com a preservação da Cultura do Tropeirismo no Brasil.

Mais fotos do evento no site da Câmara de Comércio Brasil Portugal – Paraná: www.brasilportugal.org.br/parana/boletim/30-11-10/

2 comentários:

  1. Prezados companheiros de ideais, satisfação pelas boas novas! Aqui no nordeste, também trabalhamos com o tropeirismo como perspectiva de patrimônio cultural, portanto, esta iniciativa frente a UNESCO, alegra-nos imensamente. Temos interesse em estreitar nossos laços, socializar nossas informações e contribuir com o projeto em questão, para tanto, nos colocamos à disposição.

    Um fraternal abraço da ONG Carreiro de Tropa- Catrop

    ResponderExcluir
  2. Rumo ao Troperismo Como Patrimônio da Cultural da Humanidade. Sou Médico, cangalheiro e tropeiro, bisneto de tropeiro. Vamos adiante!

    ResponderExcluir